Após ouvir a idéia de vários pesquisadores e levando em conta o ritmo da educação nos dias de hoje, considero de fundamental importância para contribuir na formação do “ser professor” a formação continuada, a reflexão do dia a dia, a criatividade em despertar o entusiasmo no aluno, a pesquisa e a construção do conhecimento.
Para sermos bons professores precisamos ser bons aprendizes, por isso precisamos estar em constante busca de conhecimento tanto nos cursos, como na troca diária com os nossos colegas de escola, onde a prática do dia a dia é de fundamental importância para enriquecer o trabalho do professor.
O professor precisa questionar as suas próprias ações, fazer uma reflexão, avaliando os pontos positivos e negativos da sua prática em sala de aula, assim poderá reestruturar o seu planejamento de forma que venha a favorecer a construção do saber.
Os alunos de hoje não são os mesmos de anos atrás, e nós educadores precisamos ser criativos, inovar, criar técnicas novas, métodos mais dinâmicos, tornando as aulas mais atrativas, despertando assim o entusiasmo dos alunos.
Ocupamos um papel muito importante na formação dos nossos alunos, é essencial que o professor esteja preparado, que tenha conhecimento dos assuntos que serão abordados, precisamos então estar sempre pesquisando, buscando cada vez mais conhecimento. Isto não significa que devemos saber tudo, pois aprendemos constantemente inclusive na relação aluno-professor.
Freire diz: “O conhecimento não se transfere se constrói”, portanto o educador será um coadjuvante na construção do conhecimento, cabe a ele estimular o aluno nesta construção e proporcionar meios para que ela aconteça.
Precisamos nos dar conta de que além de sermos críticos, precisamos ser conscientes do nosso papel como educadores e estarmos dispostos a fazer a diferença. No momento em que nós educadores seguirmos estas idéias, tendo como objetivo o desenvolvimento do aluno como um todo, os resultados acontecerão de forma natural e positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário